Hoje eu terminei de ler o primeiro livro da série A Torre Negra, “O Pistoleiro”. Na minha pressa para começar a leitura, pulei os textos iniciais e parti direto para a história, só retornei hoje. O primeiro texto presente na edição que eu escolhi tem o título “On Being Nineteen” (Sobre Ter Dezenove [anos]), e é essencialmente um relato do King sobre o que ele queria escrever, por que ele queria escrever, como ele queria escrever.

O texto também fala bastante sobre a inevitabilidade do tempo, e com quando temos dezenove anos sempre pensamos que a vida será longa e que teremos tempo para fazer tudo o que quisermos, com o eterno ânimo daqueles que têm, de fato, dezenove anos. Mas isso é um assunto para outro texto.

 

Nesse primeiro livro que li do autor vi que ele é, como todos me diziam, um excelente autor de ficção. No entanto, lendo esse pequeno texto inicial, percebi que ele também é um grande escritor de relatos, ou ensaios sobre a vida como ele a vê. King fala sobre Tolkien, sobre como O Senhor dos Anéis o fez querer escrever, sobre como ele sabia que deveria esperar para encontrar sua escrita, pois se escrevesse naquele momento estaria usando a do Tolkien. Isso me levou a questionar: Eu quero escrever pra ser famoso e ganhar dinheiro ou para eu quero escrever por ter algo a dizer? Escrever para ser reconhecido pelo tanto de livro que eu vendi ou pela mensagem que tento passar nos meus textos?

A resposta que eu encontrei foi a de que no momento eu quero tudo. Quero vender, ficar famoso, falar o que eu quero, emocionar pessoas, fazer sucesso. Posso eventualmente escolher uma dessas coisas, posso continuar com todas, posso mudar completamente. O que importa é que agora eu quero escrever. Quero fazer. Talvez eu nunca mostre nada a ninguém, talvez eu mostre e faça sucesso. Ambas as possibilidades me assustam e me animam.

 

“More than anything else I wanted toget inside my readers’ defenses, wanted to rip them and ravish them and change them forever with nothing but story.”

Stephen King

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s